quinta-feira, 4 de março de 2010

Alfajores com doce de leite

Já há algum tempo que tinha a receita destas bolachas guardada com intenções de a fazer o mais breve possível, mas como sabem o tempo tem sido pouco... Por estes dias o tempo lá me deu um folga e então coloquei a receita logo à prova.
As bolachinhas ficaram deliciosas, para comer sem qualquer motivo, só pelo simples prazer de trincar...
A receita e a inspiração vieram da Leonor.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado previamente cozido
2 ovos
224g de farinha maizena
250g de farinha de trigo
124g de açúcar em pó
100g de manteiga amolecida
1 c. de sobremesa de fermento em pó
2 c. de chá de essência de baunilha


Preparação:
Bata a manteiga juntamente com o açúcar até obter uma mistura cremosa. De seguida, junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Adicione a baunilha e mexa.
Numa tigela à parte, junte as farinhas com o fermento e adicione a mistura ao preparado anterior. Amasse até que fique homogéneo.
Com a ajuda de um rolo estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada. Corte as bolachinhas e coloque-as num tabuleiro previamente forrado a papel vegetal. Leve ao forno a cozer durante cerca de 5 minutos. Atenção que é só até dar tempo dos alfajores secarem pois estes não devem cozer demasiado, devem ficar brancos.
Deixe as bolachas arrefecer antes de as rechear com o leite condensado cozido. Passe os alfajores por coco ralado e guarde em caixa hermeticamente fechada.

26 comentários:

Sónia Meirinho disse...

ficaram taaaao lindas!!! parabens! beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Fiquei aqui com desejos!!!
Que maravilha ficaram, tão mimosos!

Carolina Macedo disse...

As tuas bolachas ficaram lindas!!! Tão perfeitinhas!!!
Beijocas*

moranguita disse...

hum que belas bolachas filipa
beijinhos

Susana disse...

Isto é que é arte, parabens ficaram lindos e o sabor não deve ficar a trás.Bjs

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

ficaram lindos os alfajores!!
adoro doce de leite.
um beijinho

Thalita disse...

nossa, parecem uma delícia!

posso te pedir um favor? acabei de começar um blog de receitas e queria divulgar. voce pode me linkar?

http://cozinhapontocom.blogspot.com

obrigada desde já :)

ameixa seca disse...

Imagino a delícia de dar uma trinca numa bolachinhas assim, sentir o recheio :)

Federica Simoni disse...

devono essere deliziosi!! complimenti!

Marina disse...

Ficaram lindos, lindos, lindos!
Um espanto! Bem gulosos!
Um beijinho.

Danieli disse...

Ficaram lindas! Estou louca para tentar a receita! Beijos

Babette disse...

ficaram lindas!
as fotos revelam o bom gosto desta cozinha...
Babette

Claudia Lima disse...

Ficaram uma verdadeira tentação! Adorei o formato tb. Alfajores são deliciosos. Faz muitos e muitos anos que não como.
Bjs :)

Flavinha disse...

Ficaram lindas!!!! Doce de leite é tudo de bom! E sua receita é maravilhosa!

Beijinhos

Graça Pereira disse...

Meu Deus..aonde eu vim cair!! Leite condensado e côco...sou servida,sim senhora! A receita já aqui tenho no meu livro, pronta para ser executada. Nunca tinha ouvido este nome:alfajores! Julgo que o não vou esquecer tão depressa.
Beijocas
Graça

Nereime disse...

Hum...Filipa só vc mesma que primor de receita, meus meninos estão na Argentina imagine se não pedi uns alfajores, e agora já sei bem como fazê-los!
bjs

Sabores Apurados disse...

Estão com um excelence aspecto, de facto não será necessário qualquer tipo de desculpa para come-los.
Jocas

Natacha Rodrigues disse...

opah olha bem p esta tentação! Estao divinais!

Michelle Campos disse...

E ficaram com um aspecto delicioso...
Agora fiquei com agua na boca :P

Gostei mt do teu blog (:

Bijinhos*

Leila disse...

Lindissimos Filipa!

Dani Bros disse...

Lindíssimos!

Tati Bonotto Cake Designer disse...

Estou inspirada em fazer esses deliciosos...rs Porém, farei um pouquinho diferente ainda essa semana...

Adorei..seu blog...estou navegando pra divulgar meu blog.

Visite meu blog e se gostar vai ser um prazer ter sua companhia.

bjs

www.tatidesignercake.blogspot.com

andreia disse...

hmmm parece-me bem...ja me ta a crescer agua na boca xD

receitas deliciosas aqui no seu cantinho!

beijo
Andreia
http://uma-porcao-de-coisinhas.blogs.sapo.pt/

chopp disse...

Nossa muito bonitas!!!! Gostei!

eu-cozinho disse...

são lindas e com um aspecto divinal! :D

Doce Sucre disse...

Filipa do céu! Quanta receita deliciosa! Achei teu blog procurando receitas de alfajor... Nossa!

Adorei o blog!!! =)

E vendo tantas receitas aqui, não posso deixar de te convidar pra participar de um concursinho la no blog, passa la e participa: http://docesucre.blogspot.com/2011/08/concurso-concours.html

Bju grandee